sábado, 28 de junho de 2008

O que não é dito pelas palavras...

Existem pessoas com o DOM das palavras... Falam e escrevem com tanta habilidade que deixam de "queixo caído" os mais tímidos. Causam admiração e põem os outros a pensar...

Tá certo... esta habilidade está ao alcance da grande maioria. Basta aprender e exercitar. Depende de dedicação.

Mas eu quero falar sobre as "entre-linhas"... sobre o que não pode ser escrito ou sequer dito.

O "SORRISO" e suas mais variadas formas... nas diversas interpretações. Os inocentes, os maliciosos, os irônicos, os nervosos, os tristes... sim, existem sorrisos tristes.

O sorriso descreve quando faltam as palavras e quando falta o AR. Encanta, homenageia e até mesmo magoa... O sorriso, as vezes, é uma recompensa...

É... mas o sorriso não é nada sem os olhos. Os dois juntos é que dizem o que não pode ser escrito por nenhum intelectual. E fazem o maior estrago quando estão querendo dizer coisas diferentes... entregam um ao outro.

Repare isso nas pessoas. E não só naquelas que você admira... mas em todas as pessoas. É uma poderosa maneira de conhecer alguém.

E tome cuidado com aqueles que não conseguem sorrir com os olhos.

E se conseguires enxergar os olhos sorrindo e molhados... pare tudo que estiver fazendo, desligue seus ouvidos e abra seu coração... O que estes olhos estão tentando dizer pode ser mais inteligente e interessante do que as palavras do maior dos escritores... O que é exatamente? Também não sei. Mas já perdi o AR algumas vezes quando me deparei com tal cena.

Bom... hoje minhas palavras estão confusas... talvez fosse mais fácil estar na tua frente e não dizer nada. Apenas te olhar... e sorrir.

Um comentário:

Artur Carpes disse...

É, Melzita...a comunicação não-verbal comunica muito mais...aliás, dá gosto de ver a infelidade com que se tratam uma e outra.